Um grande desafio para as famílias empresárias é manter o alinhamento aos valores da família e a união na tomada de decisões com o passar das décadas e a chegada das novas gerações à gestão dos negócios. O afastamento de um propósito comum muitas vezes acaba gerando conflitos, o que coloca em risco a perenidade dos negócios. Um dado que demonstra essa realidade é que apenas 15% das empresas familiares sobrevivem à terceira geração, segundo nossos estudos na Cambridge Family Enterprise Group (CFEG).
E não é difícil entender por que isso acontece. Geralmente, membros da segunda geração são irmãos, na maior parte das vezes criados de uma maneira parecida. Já a terceira geração – que chamamos de consórcio de primos – reúne pessoas com criações, experiências e influências mais distintas, além de usualmente ser composta por um número maior de pessoas. Diante desse cenário, nossa equipe do Centro de Desenvolvimento de Talentos da CFEG criou uma metodologia para preparar os membros das novas gerações a tomarem decisões conjuntas.
O trabalho – adaptável a diversos modelos de empresas e a diferentes faixas etárias – consiste em reunir familiares em torno de um projeto especial coletivo, que deve estar alinhado aos valores da família e a visão de futuro. Os membros participantes devem definir juntos o foco de atuação e os objetivos, além de estabelecer o escopo de atuação de cada um. Nossa equipe atua como facilitadora em todas as etapas, ajudando a mapear possíveis temas, oferecendo suporte técnico e contribuindo com a consolidação dos resultados. Algumas vezes, convidamos especialistas para debater e aprofundar o conhecimento dos membros sobre a temática.
Além da facilitação das reuniões e discussões, usamos ferramentas como inventários de personalidade para uma devolutiva aos participantes sobre como os diferentes perfis tendem a atuar em conjunto ao tomar uma decisão. Os projetos podem ter ou não relação com os negócios. Pode ser um investimento coletivo, a gestão de bens e imóveis, mas também a organização de uma viagem ou um benchmarking em outra empresa familiar que irá gerar aprendizados para o grupo.
A ideia é que o projeto dure por um período determinado, normalmente por alguns meses ou um ano, e ele pode envolver todos os membros de uma geração ou parte deles. Ao final, os resultados são apresentados para membros da geração sênior, que dessa forma podem acompanhar a evolução dos sucessores e contribuir para o desenvolvimento individual e coletivo da geração júnior.
As primeiras experiências aplicando projetos especiais junto a famílias empresárias já têm mais de seis anos e ao longo desse tempo tenho observado resultados muito positivos para a integração familiar em torno de objetivos comuns. Temos famílias que realizam projetos anualmente e com temas bastante diversos, possibilitando desenvolver e expor diferentes habilidades dos membros participantes individualmente e no conjunto. Uma curiosidade é que estamos começando a aplicar a metodologia com grupos cada vez mais jovens, inclusive de crianças e adolescentes. Fazemos adaptações para tornar as etapas mais lúdicas, mas a base do processo é a mesma e o ponto de partida são os valores da família.
Essas experiências têm demonstrado que realizar projetos especiais com constância e que começar desde cedo contribuem muito para criar uma cultura de tolerância e facilitam a tomada de decisão em conjunto. Ficou interessado em conhecer melhor sobre os projetos especiais que desenvolvemos com famílias empresárias? Venha conversar com nossa equipe na CFEG e entenda como essa metodologia pode contribuir com a estratégia de sua empresa.
Tiziana Acquaviva
Consultora – Cambridge Family Enterprise Group
Psicóloga formada pela PUC-SP, atua em programas de desenvolvimento individuais e coletivos, alinhamento entre geraçõe, jornadas de conhecimentos teóricos e cuida da estruturação de jornadas de conhecimentos teóricos e comportamentais. Antes da CFEG, atuou na área de recrutamento e seleção com foco em Executive Research and Operations para grandes empresas brasileiras e em desenvolvimento de projetos internos para melhoria contínua.