A série Succession, que teve suas quatro temporadas exibidas no Brasil pela HBO Max, evidencia a falta que faz trabalhar certos conceitos desde cedo com as novas gerações de famílias empresárias. Na ficção, o que vemos são irmãos com idade entre 30 e 40 anos tramando o tempo todo uns contra os outros e/ou contra o pai com o intuito de assumir o comando da holding familiar. Não parecem conhecer ou se identificar com os valores do negócio, as pautas mais estratégicas, seus papeis como executivos e/ou acionistas ou o propósito para manter o legado de maneira próspera.

Trabalhar o desenvolvimento das novas gerações promove o sentido de pertencimento e fortalece a união entre os membros da família, fatores fundamentais para a longevidade da família empresária.

Em nossa atuação na Cambridge Family Enterprise Group (CFEG), realizamos processos no âmbito individual e coletivo que tem como foco introduzir e desenvolver os membros da próxima geração nos âmbitos de Negócios, Governança e Família. Também temos atuado com pais e avós em programas de educação que visam contribuir com o processo de formação e desenvolvimento dos membros mais jovens, fortalecendo valores, legado e visão de futuro da família empresária.

Nos últimos anos ampliamos esse escopo. A partir da demanda de um cliente, que queria plantar a semente nos mais jovens, mas não sabia a melhor maneira de fazer isso, formatamos um programa para envolvimento das crianças de maneira lúdica. A aceitação e o engajamento foram incríveis e nos estimularam a descer a régua mais ainda!

Por meio de jornadas personalizadas ao contexto da família e construídas a partir de atividades lúdicas, temos introduzido os membros mais jovens aos negócios da família, a partir dos seis anos de idade. Entre 6 e 11 anos, temos a fase de aproximação, na qual apresentamos a história e os valores da família, criando identificação e pertencimento. Como ferramentas da facilitação, usamos álbum de figurinhas, jogos de tabuleiro ou de memória, fantoches, quebra-cabeças.

É um jeito também de preparar os pais para trazerem as crianças para perto e saberem como introduzir esse assunto com naturalidade no dia a dia! Eles podem começar a frequentar o escritório/fábrica, ver os familiares e executivos trabalhando e estabelecer um convívio com primos mais distantes, no caso de famílias que já estão na 4ª ou 5ª geração. Como benefício adicional, esse tipo de ação promove o alinhamento entre os membros da geração sênior quanto ao conteúdo e a forma de apresentar informações para a geração júnior – todos os primos passam a ser impactados pelas mesmas informações!

Na fase seguinte, entre 11 e 15 anos, já é possível falar de negócios – ainda não de maneira complexa e robusta, porém focalizando em introduzi-los aos negócios. Percebo que nesta fase eles têm grande interesse em conhecer melhor a origem da família, os negócios e começar a pensar no futuro.

De maneira geral, o objetivo destas Jornadas, seja com os pais e/ou com os filhos (às vezes até com os avós) é aproximar, envolver e integrar, sem colocar qualquer peso ou obrigação sobre os ombros dos mais jovens. A experiência tem me mostrado que começar cedo um programa de informação e desenvolvimento faz, sim, toda a diferença. Quanto antes começamos, maior é o interesse deles em se envolver, seja como executivo e/ou como acionista.

A partir dos 15 anos, temos trabalhado com os jovens de maneira a apoiá-los no desenvolvimento individual, considerando a primeira grande escolha – faculdade – e os seguintes anos de grandes transformações e início da carreira. Para mim, é gratificante trabalhar com a Next Gen e poder observar como se constrói a geração do futuro! Que em 2024 venham muito mais projetos deste tipo!

 

 

 

Tiziana Acquaviva

Consultora – Cambridge Family Enterprise Group

 

Psicóloga formada pela PUC-SP, atua em programas de desenvolvimento individuais e coletivos, alinhamento entre geraçõe, jornadas de conhecimentos teóricos e cuida da estruturação de jornadas de conhecimentos teóricos e comportamentais. Antes da CFEG, atuou na área de recrutamento e seleção com foco em Executive Research and Operations para grandes empresas brasileiras e em desenvolvimento de projetos internos para melhoria contínua.